Ao Leitor

Todos os caminhos levam a Minas Gerais: as primeiras trilhas que adentraram essas terras foram as estradas reais. A começar pelo Caminho da Bahia ou Caminho dos Currais do Sertão, desbravado na  segunda metade do século XVII, uma longa rota que ligava o Recôncavo Baiano à Barra do Guacuí — encontro do rio das Velhas com o São Francisco — e terminava em Sabará.

Hoje, os Caminhos Velho, Novo, dos Diamantes e de Sabarabuçu formam o roteiro turístico mais importante do Brasil, a Estrada Real — agora novamente desbravada nas páginas deste número, o segundo de 2013 produzido e editado especialmente em comemoração aos 15 anos desta “Saga”. Ao estampar um amplo painel das belezas, dos atrativos e atrações e, sobretudo, das potencialidades da Estrada Real, esta edição 44 vai além: traz um brilhante artigo que compara o nosso caminho real do ouro com dois outros caminhos clássicos do continente europeu: o Caminho de Santiago Compostela e a Trilha dos Cátaros. O texto e as belas fotos levam a assinatura do economista Claudio Moura Castro que, além de conhecer profundamente as três trilhas, é um especialista nas mais importantes vertentes da atividade turística como ecoturismo e turismo de aventura.

É importante explicar que esta grande reportagem de 32 páginas sobre a Estrada Real — ilustrada por incríveis ensaios fotográficos das mais surpreendentes belezas desta rota — é uma extensão do trabalho realizado para a publicação “Estrada Real em revista”, produzida e editada sobre encomenda do Instituto Estrada Real e da Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais).

Ainda sob inspiração da Estrada Real, outra reportagem exclusiva — assinada por Carolina Pinheiro com fotos de Tom Alves — mostra o sucesso do projeto de turismo de base comunitária ou turismo de vilarejo, cujos protagonistas são os moradores do distrito de Capivari (município do Serro) na Serra do Espinhaço.

Com muito orgulho, as páginas seguintes são dedicadas a você, caro leitor, que há 15 anos acompanha com rara fidelidade os caminhos desta “Saga”. Boa leitura!


Expediente

Produção e Edição
Veredas Jornalismo
Editor
Cézar Félix
Editor de Fotografia
Rogério Alves Dias
Editor de Arte
José Afonso Cézar

Editora Assistente
Rita de Podestá

Colaboradores:

Fotos
Alessandro Tocafundo
Eduardo Gontijo
Jean Yves Donnard
Marcos Amend
Rogério Alves Dias
Tom AlvesIlustração
Mário Vale

Publicidade
Dom Representações e Marketing
Álvaro Rocha
Rosina Bernardes
31 261 3854
dommkt01@yahoo.com.br

Reportagem
Cacaio Six
Natália Martino
Rita de Podestá

Articulista
Euclides Guimarães