Viajar pelos caminhos de Minas Gerais

Viajar, aventurar-se pelas estradas e trilhas dessas ‘Minas de tantos Geraes’: esta Sagarana, edição 47, faz este convite de bom grado — especialmente a você, novo leitor, que vem a Belo Horizonte por ocasião da Copa do Mundo. Era inevitável, obviamente, produzir um número especial dedicado aos turistas de todos os cantos do Brasil que visitam a capital dos mineiros.

Por isso, foram realizadas duas reportagens que destacam o imenso potencial de Minas Gerais para oferecer atrativos de acordo com as melhores possibilidades do ecoturismo e do turismo de aventura. Ao longo dos caminhos que desvelam belezas naturais de tirar o fôlego, além de incríveis recantos que proporcionam simplesmente todas as possibilidades para a prática dos esportes de aventura — sejam nos céus, nas montanhas ou nas águas —, um vasto patrimônio histórico e cultural faz a diferença para o turista no sentido de marcar para sempre a lembrança de uma grande viagem.

A primeira reportagem descreve uma interessante jornada pelos Caminhos do Diamante ao longo da Estrada Real. Imagens carinhosamente selecionadas para sensibilizar o leitor resumem o quanto bela é esta região. A segunda reportagem é dirigida aos aventureiros que vão encontrar um incrível manancial de oportunidades para os esportes de aventura bem próximos da capital: as fantásticas trilhas dos arredores de Ouro Preto — também nos domínios da Estrada Real.

Nestas páginas, não poderia faltar mais um capítulo sobre o espetacular Inhotim e os seus novos atrativos. Na seção fotografia, uma homenagem às imagens que traduzem os mais belos sonhos com as luzes captadas pela sensibilidade do artista Eduardo Gontijo.

Como um luxuoso complemento para fechar esta edição, as matérias especiais sobre manifestações de fé em universos diametralmente opostos: a devoção de um peregrino no Caminho de Santiago de Compostela e daqueles que rezam pelas almas nos confins da Serra da Canastra.

Uma edição feita especialmente para você, caro e fiel leitor, e também para os muito bem-vindos novos amigos que visitam as terras de Minas. A todos, uma ótima leitura!