Temas muito especiais

Não é à toa que as palavras “devoção” e “fé” estão estampadas sobre a espetacular foto —  assinada por Eduardo Gontijo — de capa desta edição 46 da Revista Sagarana — Turismo e Cultura em Minas Gerais.

A imagem do altar de Nossa Senhora das Dores, um dos tesouros barrocos da Basílica de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto,  simboliza o esforço de uma grande equipe — que reúne profissionais de muita competência — para produzir uma revista diferenciada não só pela qualidade como também pela variedade de conteúdo, cuja inspiração maior é Minas Gerais e, é claro, os mineiros.

A reportagem de capa desta Sagarana, dedicada à Basílica de Nossa Senhora do Pilar, um dos mais valiosos patrimônios do Brasil — e do mundo, sem nenhum exagero, pois graças também à Igreja do Pilar que  desde 1980 a antiga Vila Rica é cidade Patrimônio Cultural da Humanidade — é a primeira de uma série de grandes reportagens que vão esmiuçar a grandiosidade histórica e cultural dos mais importantes monumentos de Minas Gerais — de diferentes estilos de época, do barroco ao modernismo.

A fotografia, como um elemento que fundamenta a linha editorial desta revista,  obviamente é sempre um tema muito especial. O talentoso fotógrafo Cristiano Xavier mostra, em um ensaio especial, algumas de suas espetaculares imagens (cuja inspiração é a natureza) em 12 páginas. Já a “fotografia contemporânea” é objeto de debate na reportagem produzida durante o Foto em Pauta, Festival de Fotografia de Tiradentes.

Aventurar-se é outra especialidade de repórteres e fotógrafos colaboradores de Sagarana. Uma travessia pelos sertões da Serra do Espinhaço gerou uma reportagem que mostra como projetos sustentáveis de turismo podem transformar a realidade das populações de pequenos vilarejos.

Mais uma vez, o Vale do Jequitinhonha aparece em destaque nas páginas desta “saga”. Agora foi a vez dar espaço ao incrível trabalho das mulheres, artesãs responsáveis por criar e produzir o belíssimo e já consagrado artesanato em cerâmica tão característico da região.

Com tantos atrativos, resumidos em temáticas tão interessantes — além de uma sequência encantadora de belas imagens — fica aqui o convite para uma prazerosa leitura!