Hotel Fazenda da Chácara em Santana dos Montes

A Fazenda da Chácara localiza-se em Santana dos Montes, na divisa com o município de Itaverava — a 127 km de Belo Horizonte — região que integra as rotas turísticas da Estrada Real, Fazendas do Ouro e Circuito Villas e Fazendas. Com paisagens deslumbrantes, repletas de serras verdejantes e inúmeras nascentes e cachoeiras, além de um rico patrimônio histórico e cultural, Santana dos Montes é um destino turístico consagrado em  Minas Gerais.

Do complexo Fazenda da Chácara — que ocupa uma área de 126 hectares em meio à mata atlântica, localizado a 8 km da Igreja Matriz de Santana — fazem parte o Hotel Fazenda da Chácara e as Fazendas do Guarará e Caatinga.

Com uma grandiosa infraestrutura de hospedagem e ótimos atrativos para os hóspedes, o Hotel Fazenda da Chácara oferece amplos e muito confortáveis apartamentos, restaurantes, quiosques, bares, piscina (para crianças e adultos, inclusive equipada com hidromassagem) sauna e bares.


Acomodações

O turista pode optar por três tipos de apartamentos: com 25, 30 ou 35 metros quadrados, todos com detalhes em madeira. O primeiro conta com varanda e é equipado com cama de casal box e cama de solteiro box (opcões de uma ou duas camas), TV a cabo, frigobar, ar-condicionado, telefone e secador de cabelos. Também com varanda, o segundo, além de todos os itens de conforto, oferece banheira de hidromassagem. O terceiro, além da varanda (com vista para a área da piscina) e de todos os equipamentos citados, tem como diferencial o ofurô.

Após uma reconfortante noite de sono, o café da manhã típico das Minas Gerais, é uma atração à parte: variedade de biscoitos caseiros, pães, bolos, geléias, frutas e queijos de Minas.

Já o restaurante serve, no almoço e jantar, um variado cardápio com o tradicional e delicioso sabor da típica gastronomia mineira.

Em frente ao Hotel Fazenda da Chácara, existe um local reservado chamado Espaço Taberna, que oferece bares, banheiros e espaços independentes para reuniões. Uma bela roda d’água e incrível vista para a mata atlântica completam o belo cenário.


Outros fantásticos atrativos

O hóspede do Hotel Fazenda da Chácara tem ainda ao seu dispor outros fantásticos atrativos: a Fazenda Guarará  abriga a fábrica da Cerveja Loba Artesanal, sob a batuta do engenheiro e empresário Aloísio Rodrigues Pereira — o proprietário deste complexo turístico.

A Loba produz 16 tipos de cerveja, com teor alcoólico que vai de 3,6% — a rosada e leve Berry Saison — até 11%, com a preta e amarga Russian Imperial Stout. A mais popular, no entanto, é a dourada Lager, que tem 4,8% de álcool na sua composição e harmoniza bem com queijos, crustáceos, peixes, massas e churrasco. Segundo Aloísio, ela responde por metade dos 50 mil litros de bebida fabricados mensalmente. A degustação completa custa R$ 10 por pessoa e é feita em uma área de convivência da Fazenda, com vista para os montes de Santana.

A história da Loba começou “do nada”, de acordo com o proprietário, que acompanhou todo o passeio à Fazenda e serviu pessoalmente cerveja aos participantes. Durante as festas entre amigos realizadas na Fazenda, ele observava que o desperdício da bebida era constante e muito alto. Até que veio a inspiração: por que, em vez disso, não fazer a própria cerveja e oferecer aos convidados um fermentado de maior qualidade? A produção teve início em 2012 e, até agora, já são mais de 50 pontos de venda em toda Minas Gerais. A Loba conta com dois mestres-cervejeiros exclusivos e é uma das prioridades nos negócios de Aloísio.

A fábrica da Loba está próxima à área de degustação e compensa a visita. Cada um dos tanques fermentadores — com capacidade para 1500 litros cada — leva o nome de um lobo: Rojo (Vermelho), Ártico, Himalaia, Guará. O nome da cervejaria, aliás, é uma homenagem a esse último, comum na região do vizinho Rio Guarará. No recinto dos fundos, o cheiro característico de cereais maltados vindos de países como Alemanha e Bélgica atesta a qualidade da cerveja.

Além da Loba, a Guarará oferece outras opções para o tour etílico do visitante. Extensas vinhas garantem a produção das uvas Cabernet Franc, Sauvignon Blanc, Syrah e Tempranillo, cuja colheita é enviada para a cidade de Caldas, no sul de Minas, e retorna já em forma de vinho para armazenagem em tonéis de carvalho. Está pronto o vinho Dos Montes, com uma produção média de 50 mil litros ao ano. Cachaça também não poderia faltar em uma fazenda mineira: embora não produza o destilado, a Guarará tem armazenados 80 mil litros da tradicional Itaverense, produzida na vizinha Itaverava e engarrafada em ocasiões específicas, a pedido do proprietário.


Contatos e Reservas

Telefones: (31) 3726 1361 • (31) 3814 0464
Email: reservas@hotelfazendadachacara.com.br
Website: hotelfazendadachacara.com.br
Endereço: Estrada de Santana dos Montes, s/n – Zona Rural, Santana dos Montes MG – CEP: 36430.000