Ao Leitor

Esta presente edição chega sob o signo de uma nova era para esta revista que, em Outubro próximo, completa 15 anos em circulação: o futuro desta “saga” — em forma de uma publicação especializada, segmentada e de distribuição dirigida — se traduz no novo site de Sagarana, no ar no endereço www.revistasagarana.com.br Com esta novíssima versão digital, o desafio é desbravar as ilimitadas (sem) fronteiras da web.

Rico no conteúdo — cuja prioridade é desvelar os patrimônios histórico, cultural e ecológico de Minas Gerais, os mais preciosos bens desta terra —, sofisticado no formato, arrojado na apresentação e essencialmente dinâmico em função da interatividade com as redes sociais, o sítio revela um design minimalista que amplia a sua capacidade funcional.

A opção por essa linha é justificada por dois motivos: para que o conteúdo (fotos e textos) tenha mais relevância do que a identidade visual do site e para que o design possa se adaptar facilmente aos diferentes formatos de telas: computador desktop, notebook, laptop, tablet e smartphone.

A qualidade das imagens — fotografias que se multiplicam em qualidade e em beleza, marca registrada de Sagarana que tanto encanta o seu leitor — continua sendo uma prioridade máxima na versão digital da revista: é possível para o internauta visualizar as fotos em seu formato original (sem cortes) no tamanho máximo que a tela permitir. Basta clicar na imagem. As reportagens (além de ensaios e artigos) da revista impressa — que tem óbvias limitações de espaço — são reproduzidas no site, porém com uma grande diferença: em brever, serão ilustradas por um número muito superior de fotos.

Para o mercado publicitário, são oferecidos espaços generosos em fomato de banners laterais. Eles podem ser visualizados em todos os formatos (desktop, tablet e smartphone). A opção pelo banner lateral foi justamente para valorizar o anunciante, pois ele interage plenamente com os conteúdos do sítio. A importância de cada anúncio tem um diferencial de qualidade seja pelo formato banner lateral como também pelas páginas (seções do site) onde a publicidade é veiculada — e, é claro, também na quantidade de vezes que o banner do anunciante aparece.

Este número 41 traz uma interessante mistura de temas. As belas paisagens mineiras e questões ligadas à preservação ambiental são assuntos abordados nas reportagens sobre a cidade de Extrema, sobre turismo de aventura e sobre o Parque Estadual do Rola Moça. As festas populares e religiosas, tradições centenárias de Minas Gerais de extraordinária beleza, são temas das reportagens sobre a Semana Santa de Ouro Preto e sobre o Carnaval a Cavalo de Bonfim. Leitores e internautas — já está no ar o novíssimo sítio de Sagarana — deleitem-se!


Expediente

Produção e Edição
Veredas Jornalismo
Editor
Cézar Félix
Editor de Fotografia
Cacaio Six
Editor de Arte
José Afonso Cézar

Colaboradores:

Fotos
Alessandro Tocafundo
Jean Yves Donnard
Marcos Leão
Roberto Murta
Rogério Alves Dias

Ilustração
Mário Vale

Publicidade
Dom Representações e Marketing
Álvaro Rocha
Rosina Bernardes
31 261 3854
dommkt01@yahoo.com.br

Reportagem
Assad Abrahão
Cacaio Six
Juliana Afonso
Júlia Castro
Pâmilla Vilas Boas
Tudy Câmara

Articulista
Euclides Guimarães