Ao leitor

 15 anos rumo ao futuro

Reunir em algumas poucas linhas 15 anos de jornada sempre adiante em uma incansável “saga” não é fácil. Esta Sagarana nasceu exatamente no dia 31 de Outubro de 1997 a princípio como um projeto experimental que previa a produção e edição de uma revista a cada ano. Porém, passados dois anos, a resposta dos leitores e do mercado provocou uma substancial mudança de rumos: Sagarana passou a surgir a cada três meses.

A consagrada proposta de uma publicação especializada, segmentada e de distribuição dirigida — fundamentada pela absoluta excelência editorial e gráfica, cujo propósito é o de desvelar as muitas Minas e os vastos Gerais — ainda permanece  como estampam as quase 100 páginas de reportagens desta presente edição.

Este número 42, comemorativo dos 15 anos desta “saga”, ratifica que a principal missão desta revista é reunir informações consistentes e belas imagens (na incansável busca de emocionar o leitor) com o propósito de estimular as discussões sobre a necessidade de incrementar a atividade turística — em todas as suas vertentes — a partir da preservação (e revitalização) dos patrimônios histórico, cultural e ambiental de Minas Gerais.

Todavia, é fundamental destacar que todos os objetivos da Revista Sagarana — Turismo e Cultura em Minas Gerais — foram ampliados a um nível ainda imensurável com o lançamento do novo site www.revistasagarana.com.br e da revista nas redes sociais.

Um nova era se abre; em mais uma referência aos 15 anos, vislumbramos agora o futuro em forma desta página de Sagarana na web, pois estão multiplicados os desafios de produzir novos conteúdos.

O potencial turístico desta terra ainda tem muito a oferecer em termos de oportunidades — tanto para os empreendedores quanto para os turistas e, é claro, para a sociedade em forma de uma atividade econômica dinâmica e sustentável.

Nas páginas seguintes, oferecemos ao leitor uma interessante galeria de temas. Destaque para a belíssima leitura (reportagem de capa) de Minas Gerais que leva a assinatura do “imenso” Miguel Aun, fotógrafo dono de uma obra de incalculável valor. Uma pequena amostra de seu emocionante trabalho, reproduzido em 14 páginas, traduz o seu grande talento.

Com muita honra, publicamos um espetacular ensaio fotográfico de André Fossati sobre um projeto muito importante: Cinema no Rio, uma aventura ao longo do Rio São Francisco — que retrata o emocionante encontro de populações ribeirinhas com a sétima arte.

Fernando Piancastelli e Roberto Murta nos brindam com as belezas e a rica biodiversidade do bioma Cerrado em leituras de alta intensidade — assim como a luz dos sertões gerais.

A impressionante obra de arte “O jardim”, de Pedro David, e a perfeição das imagens de Jomar Bragança sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade, são absolutamente surpreendentes. Simples assim!

Como um luxuoso complemento das belas imagens, aqui está impresso um conteúdo de qualidade que garante o prazer de uma leitura agradável, com   informações interessantes.

Construídas com cuidado e dedicação, esta edição comemorativa é dedicada a você leitor. E, em troca, esperamos apenas o seu encantamento.

Nos seus 15 anos, a Revista Sagarana, como uma debutante, inicia uma nova jornada, mais madura, pronta para mudanças e preparada para homenagear, em fotos e textos, nossa Minas Gerais.