Por uma feliz combinação, veio a calhar que o primeiro número dos projetos especiais desta Revista Sagarana — aliás, uma grande novidade na história de 20 anos desta “saga” —, seja uma homenagem aos 300 anos de Tiradentes. A grandiosa história de três séculos dessa linda cidade, hoje um dos destinos turísticos mais atraentes (e queridos) do Brasil, ganha um importante registro nas páginas desta tão especial edição.

É sempre relevante salientar que todo esse conteúdo também está no sítio www.revistasagarana.com.br, cuja linha editorial segue sendo trabalhada, em ritmo acelerado, nas páginas desta Sagarana, nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. O objetivo maior, como sempre é destacado aqui, neste espaço, é alcançar o máximo em audiência no universo da web no menor período de tempo possível — e, assim, atingir um número ainda inestimável de leitores.

Esta publicação que está em suas mãos, caro leitor, se tornou realidade não apenas porque Tiradentes é um consagrado atrativo turístico de Minas Gerais — apesar de muitas questões estruturais de um pequeno município vocacionado para o turismo ainda precisarem ser solucionadas—, mas principalmente porque esse tesouro universal precisa ser desvelado em toda a essência, que se traduz no extraordinário patrimônio histórico que conserva.
É preciso argumentar, portanto, que qualquer discussão em torno da vocação turística tiradentina (e a consequente estruturação dela) passa necessariamente pela documentação desse belo patrimônio. É exatamente por isso que a opção (da linha editorial deste projeto especial de número 1) foi produzir reportagens de caráter documental, ilustradas — conforme a tradição desta revista — por fotografias de grande apuro técnico e estético.

Esse tipo de registro, essa documentação em forma de revista e nas páginas da web — cuja veloz progressão resulta em resultados e respostas de inestimável valor — são uma ferramenta que fundamenta a necessidade de se conservar a bela Tiradentes — de antemão, um patrimônio da humanidade.

A equipe desta Sagarana considera que cumpriu a missão com sucesso no que diz respeito a essa responsabilidade: criar um produto de mídia impressa de qualidade — ratificado pelo bom jornalismo e eficiente nas respostas às demandas da publicidade institucional —, dedicado a uma cidade-ícone como Tiradentes.

Mais uma vez, nunca é demais, cabe destacar a excelência das reproduções desse vasto conteúdo nas mídias digitais — que contam com um padrão rigorosamente identificado com a marca registrada de qualidade desta Revista Sagarana.

Nesse infinito poder da web, as perspectivas são voltadas para se alcançar, por meio do site www.revistasagarana.com.br, um público que pode se multiplicar na mesma velocidade proposta pelo ritmo alucinante da internet.