Essa seção ‘Sagarana volta ao mundo’ é uma das grandes novidades deste site. Como o nome sugere, é aqui que serão publicadas grandes reportagens — ilustradas com as mais belas fotografias, sempre um imenso diferencial desta Sagarana — sobre diferentes e diversos destinos turísticos do mundo. O objetivo primordial deste espaço é prestar um grande serviço aos consumidores de turismo, principalmente ao público residente em Minas Gerais, tão apaixonado pelas viagens que faz do estado o segundo polo consumidor de turismo do Brasil.

Primeiras viagens

As reportagens inaugurais que em breve serão aqui publicadas mostram uma belíssima viagem por Portugal e Espanha como revelam estas fotos — uma pequena amostra das deslumbrantes imagens que virão por aí. A viagem começou e terminou em Lisboa. Foram mais de 4.500 km percorridos de carro. A primeira reportagem vai mostrar os irresistíveis encantos da capital portuguesa, que oferece um impressionante mosaico de atrativos. Das deliciosas opções gastronômicas ao deslumbre de seu patrimônio histórico e cultural — resguardados nos museus e na linda e muito bem conservada arquitetura —, além das belezas naturais esculpidas pelo Rio Tejo.

Seguindo viagem rumo ao Alentejo, a primeira para foi em Cascais, conhecida como a ‘Riviera portuguesa’ pelas belas praias e parques além de seu aprazível centro histórico. Na sequência, o impressionante Palácio Nacional da Pena ou Castelo da Pena, cuja construção iniciou em 1836, se destaca pela colorida arquitetura que mistura elementos do neo-romântico, neogótico e neo manuelino.

Um lugar para nunca mais se esquecer

Pela estrada, Alentejo adentro de paisagens deslumbrantes de muito verde com destaque para as árvores de cortiça, a principal parada foi a indescritível cidade de Évora. Conecida como “cidade museu”, o seu centro histórico e Patrimônio Mundial da Humanidade. De tantas belezas e atrativos, Évora exige uma visita obrigatória. Ainda na região do distrito de Évora, é preciso conhecer Reguengos de Monsaraz. Em cima de uma montanha, na fronteira com a Espanha e às margens do Rio Guadiana e da represa de Alqueva, a vila medieval cercada de muralhas que abriga um espetacular patrimônio histórico e arquitetônico. Destaque para o Castelo de Monsarraz.

De volta à estrada, o destino foi o Algarve. O caminho revela paisagens de encantamento, principalmente quando se chega nas serras do Algarve. O carro seguiu por muitas curvas e passou pelas mais lindas aldeias até chegar no Faro — uma cidade simpesmente apaixonante. Destaque para o centro histórico da Cidade Velha e os monumentos Igreja de Santa Maria — Sé Catedral e o Museu Marítimo. Dos atrativos naturais, destaque para Ria Formosa, uma das sete maravilhas de Portugal.

Vizinha do Faro, a cidade de Albufeira é dona de belezas quase indescritíveis. Considerada uma das melhores cidades de Portugal em qualidade de vida, Albufeira revela uma arquitetura à beira mar de grande beleza, pois são muitas construções na cor branca com influência moura. São várias praias na costa do município, todas belíssimas emolduras por imensos penhascos, uma geografia única, de uma beleza extraordinária. Ainda vale muito a pena, dar uma pequena esticada para Lagos, outra cidade vizinha, e se deleitar com a Praia da Dona Ana, considerada um das mais belas do mundo.