Ao Leitor

Após uma década e meia a desbravar os infinitos caminhos dessas vastas Minas de tantos Gerais, esta presente edição de número 45 encerra a série comemorativa dos 15 anos de existência desta Sagarana.

Mas esta saga continua aberta a novos, insondáveis e imensos desafios que se resumem em novas (renovadas) ordens: aprimorar sempre o projeto editorial — na continuidade da busca permanente pela máxima excelência gráfica desta revista impressa —  e ampliar o alcance da versão web www.revistasagarana.com.br .

Esta página, este sítio que está no ar com surpreendente audiência, será objeto prioritário dos mais árduos esforços da equipe que move esta Revista Sagarana e de todas as possibilidades de investimento da Veredas Editora e Jornalismo Especializado. A primeira providência é multiplicar os conteúdos do site, levar ao leitor grandes reportagens, artigos e ensaios, ilustrados pelas mais deslumbrantes imagens de Minas Gerais — graças ao talento, ao profissionalismo e à disponibilidade sempre  irretocável dos repórteres, articulistas e dos fotógrafos, todos grandes parceiros/colaboradores mais do que fundamentais, simplesmente essenciais.

A segunda providência é compartilhar os conteúdos e navegar à bordo das redes sociais, usar e abusar de todas as suas extraordinárias possibilidades, sempre com o propósito de chegar cada vez mais longe no sentido de alcançar novos públicos e cada vez mais leitores. Por isso, a intenção é incluir no sítio  mais dois idiomas: espanhol e inglês.

Não é à toa que a afirmação (escrita logo ali acima, no início deste texto) de que são infinitos os caminhos das muitas Minas; a cada tempo, todas as trilhas dos vastos Gerais se transformam. Elas nunca se perdem.

Por isso, caro leitor, além das atrações das páginas desta Sagarana número 45, está pronto o livro “Minas de tantos Geraes”. Esta obra com textos em três idiomas e mais de 220 imagens, reúne em 320 páginas — numa produção gráfica de alto luxo e requinte —, uma síntese do que há de mais precioso no patrimônio histórico, na cultura e na natureza de Minas Gerais.

É assim, após os 15 anos desta saga, que todos os objetivos se renovam e novos desafios surgem a cada dia.

A série de livros de arte “Minas de tantos Geraes” — o volume 2 está em plena pré-produção — e o sítio revistasagarana.com.br simbolizam um novo tempo, uma nova ordem, novas conquistas e novas vitórias.