Conecte-se no SITgeo

O site do Instituto Estrada Real (IER) passa a contar com um Sistema de Informações Turísticas Georreferenciado (SitGeo). Nele, o turista encontra atrações históricas e naturais, hospedagens e restaurantes das cidades que integram os caminhos da Estrada Real como Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, Paraty e mais dezenas de municípios.

O Sitgeo oferece um verdadeiro tour digital pela Estrada Real. Com ele, o turista pode conhecer melhor os lugares que vai visitar e planejar a viagem com segurança. O Sistema vem em uma interface amigável, da plataforma mais conhecida da internet, o Google Maps. O software aplica as informações turísticas na plataforma permitindo ao usuário gerar automaticamente seu itinerário personalizado, para uso gratuito, em frações de segundo. O usuário também pode realizar buscas pontuais nas cidades, explorando atrações naturais e históricas, hospedagens e restaurantes.

Além disso, o viajante cadastrado pode armazenar seu roteiro personalizado e compartilhá-lo com amigos mostrando o planejamento diário com informações sobre o trajeto e lugares escolhidos – número de dias da viagem, cidades a serem visitadas x dias, atrações escolhidas (com certeza, talvez, não vou).

Para acessar a mais essa novidade, basta acessar o endereço www.estradarealguiavirtual.com.br/ e planejar a próxima viagem pela Estrada Real!

Passaporte Estrada Real 

Tradição e inovação sempre estiveram presentes nos caminhos da Estrada Real (ER). Maior rota turística do país, a Estrada é palco de mais uma novidade: o Passaporte Estrada Real.

Idealizado pelo Instituto Estrada Real (IER) nos mesmos moldes de trajetos conhecidos, como o “Caminho da Fé” (SP) e o “Caminho de Santiago de Compostela”, o projeto-piloto teve lançamento oficial realizado no último mês de maio.

O passaporte consiste em um caderno com formato similar ao documento utilizado em viagens internacionais e será entregue ao turista nos postos de coleta específicos.

Para retirá-lo gratuitamente, o viajante terá que preencher um formulário on-line na página da ER, doar 1 quilo de alimentos não perecíveis e apresentar o formulário preenchido nos pontos de entrega.

Com isso feito, basta que o viajante comece sua viagem a pé, de carro, a cavalo ou de bicicleta e faça a coleta dos carimbos para obter seu certificado.

O passaporte já pode ser retirado em três locais: nos escritórios do IER, localizado no Centro Cultural de Ouro Preto ou em Diamantina e na Pousada do Garimpo, também em Diamantina.

Nessa primeira fase, apenas o Caminho dos Diamantes integrará o projeto. Entretanto, os outros caminhos da Estrada Real farão parte da iniciativa em breve.

Todas as informações sobre locais de carimbo e pontos de entrega já foram disponibilizadas no hotsite dos Roteiros Planilhados da Estrada Real – www.estradareal.org.br.