
O sempre movimentado estande de Minas Gerais, um dos mais bonitos da feira.
Por Cacaio Six/Fotos Cezar Félix
Na feira Word Travel Market (WTM Latin America 2025), realizada em São Paulo de 14 a 16 de abril, Minas Gerais apresentou as grandes potencialidades turísticas do estado ‑— reunidas em um belo estande — por meio de lançamentos de rotas e no incentivo às melhores experiências turísticas.
“Em Minas, cultura e turismo são indissociáveis. A tradição cultural, a força das manifestações populares, o patrimônio histórico e a cozinha mineira são também experiências turísticas potentes”. Assim Leônidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo, sintetizou o que foi a participação de Minas Gerais na Word Travel Market (WTM Latin America 2025), a maior feira de turismo da América Latina, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de abril em São Paulo, no Expo Center Norte.

Detalhe da grande movimntação da WTM no Expo Center Norte, em São Paulo.
“Essa transversalidade tem impulsionado o crescimento do setor”, destacou o secretário, “promovendo o desenvolvimento das cidades, a geração de renda e a valorização do que somos. Na WTM, mostramos ao mundo que Minas é um lugar de encontros entre passado e futuro, entre afeto e inovação”, finalizou o secretário Leônidas.

Destinos turísticos de todas as regiões brasileiras marcaram presença na feira.
Os principais destaques da participação mineira na WTM aconteceram durante a feira tendo o belíssimo estande — um dos mais bonitos e criativos da feira — como palco: os lançamentos de três novas rotas que “reposicionam o estado como protagonista no turismo de experiência, natureza, bem-estar e cultura”, conforme define a Secult-MG.

O incomparável balcão com as delícias tradicionais mineiras, como o queijo.
São elas: Rota Caparaó Mineiro: montanhas, café e hospitalidade; Rota Vulcânica: águas termais, vinhos premiados e experiências de bem-estar e Rota Estrada Cênica da Cordilheira do Espinhaço: patrimônio natural e cultural da humanidade. São rotas, segundo a Secult-MG, “que promovem experiências que integram natureza, modos de vida, café, vinho, gastronomia, espiritualidade e patrimônio mundial”.

O barista prepara o café especial.
Caparaó Mineiro
A Rota Caparaó Mineiro reúne os municípios de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz. As referências da região são as paisagens montanhosas, cujo ponto culminante é o Pico da Bandeira (2.892 metros, o terceiro ponto mais alto do Brasil), e o Parque Nacional do Caparaó, repleto de atrativos como cachoeiras e exuberantes fauna e flora. O Caparaó Mineiro também se destaca pela produção de cafés especiais cultivados em altitude, bebida de alta qualidade, apreciada por consumidores tanto do mercado doméstico quanto do exterior.

As apresentações das rotas e produtos turísticos atraíram um grande público.
Na definição da Secult-MG, as vivências da rota vão do cultivo à torra do café, passando por harmonizações com a gastronomia local, trilhas ecológicas, práticas de bem-estar e manifestações culturais. É um roteiro sensorial, autêntico e profundamente conectado à identidade mineira.

A identidade mineira foi bem representada pela gastronomia.
Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas — instituição parceira da Secult-MG na formatação das rotas turísticas e também na participação de Minas na WTM — afirma que “a Rota Caparaó reflete o protagonismo do interior na construção do turismo mineiro. Aqui, o visitante encontra experiências autênticas que geram renda, pertencimento e desenvolvimento para as comunidades locais. Para ele, “estruturar roteiros como esse é fundamental para que o turismo se torne, de fato, um vetor econômico sustentável para o estado”.

O público fez do estande de Minas um dos mais movimentados dessa edição da WTM.
Rota Vulcânica
A Rota Vulcânica ganhou esse nome para destacar o território do sul da Serra da Mantiqueira composto pelos municípios de Poços de Caldas, Caldas e Andradas — donos de grande tradição em experiências termais, turismo de saúde e enoturismo.
A Secult-MG destaca que Poços de Caldas abriga termas centenárias e balneários históricos — como o Thermas Antônio Carlos — enquanto em Caldas as nascentes termais encantam os turistas. Já Andradas se firma como a capital do vinho em Minas, com vinícolas que combinam tradição italiana e terroir mineiro. “A Rota oferece uma combinação única de natureza, gastronomia, cultura e bem-estar”.

A degustação das bebidas produzidas em Minas, como a cachaça artesanal, foi um grande atrativo para o público.
Além das rotas Vulcânica e Caparaó Mineiro, o Sebrae Minas é parceiro da Secult-MG nas rotas do Café do Cerrado Mineiro, Café do Sul de Minas e Café do Cerrado e Canastra. Marcelo Souza e Silva acredita que “esse trabalho amplia as oportunidades de atração e aumento da permanência de turistas em Minas Gerais, impulsionando os pequenos negócios, a geração de trabalho, renda e desenvolvimento nessas regiões”.
Estrada Cênica
Com a promessa de provocar um grande impacto desde o lançamento no dia 15 de abril na WTM, a Rota Estrada Cênica da Cordilheira do Espinhaço — uma parceria entre a companhia Anglo American e o Governo de Minas — surge para conectar parques, cidades históricas, serras e vales entre os territórios de 11 municípios, de Lagoa Santa a Diamantina.

Detalhe do queijo artesanal mineiro, o nosso Patrimônio Cultural Imaterial.
A Secult-MG informa que “a rota é estruturada com sinalização, mirantes, infraestrutura de apoio, marketing territorial e governança integrada, sendo um dos projetos mais ambiciosos de turismo sustentável no Brasil”. A Secretaria de Cultura e Turismo também lembra que “a Cordilheira do Espinhaço é reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e abriga tesouros como a Serra do Cipó, os centros históricos de Serro e Diamantina, cachoeiras monumentais e tradições culturais como o Queijo Minas Artesanal, patrimônio imaterial da humanidade”.

A grande fila de um público interessado em degustar e também em obter informações sobre a tradicional cozinha mineira.
Leônidas de Oliveira reforça: “o Brasil precisa conhecer o valor da Cordilheira do Espinhaço. Ela abriga patrimônios naturais e culturais únicos, como a Serra do Cipó, os centros históricos de Serro e Diamantina, e o Queijo Minas Artesanal, agora reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Estamos transformando essa riqueza em experiência para o mundo”.
Outro acontecimento de destaque no estande de Minas da WTM foi o lançamento de produtos turísticos diretamente relacionados a Grão Mogol, também localizado na Cordilheira do Espinhaço, norte do estado. O município carrega a fama de contar com belíssimos recantos — de natureza plenamente conservada—, que incluem trilhas e inúmeras cachoeiras de águas límpidas. Por isso, começa a se consolidar como um destino referência em ecoturismo e turismo de aventura. É preciso acrescentar que a cidade tem um belo patrimônio histórico e cultural e preserva as melhores características da gastronomia mineira.

A ‘chef’ no preparo das porções que eram servidas ao público.
No estande de Minas na WTM Latin America, Grão Mogol lançou os novos produtos de turismo de natureza, que incluem roteiros de cicloturismo e trilhas, além de uma novíssima parceria com a plataforma Sertões MTB para a realização do Sertões E-Bike Tour Grão Mogol-MG.
As duas primeiras expedições do Sertões E-Bike Tour, que convida os aventureiros a conhecerem os destinos brasileiros pedalando suas bicicletas elétricas, acontecem de 5 a 8 de junho e de 18 a 21 de setembro de 2025, em Grão Mogol. São apenas 10 vagas por expedição e elas já estão abertas.

Doces, geleias e cachaças artesanais, dentre outras bebidas como vinhos e cervejas, ao dispor dos visitantes.
Serra do Cipó
A Serra do Cipó, um dos mais espetaculares destinos turísticos brasileiros, aproveitou o estande para apresentar na WTM, como um “produto turístico estratégico”, o Festival Primavera Musical, que une arte, natureza e sustentabilidade. A iniciativa, segundo a Secult-MG, reforça o posicionamento de Minas Gerais como referência em turismo de experiência e cultura.
Conforme informa a Secult-MG, o festival acontece no distrito de Serra do Cipó, município de Santana do Riacho, e é promovido pela Associação Comercial da Serra do Cipó (ASCOM). A quarta edição do evento terá como o tema ‘Preservação do Cerrado’. “Gratuito e ao ar livre, o Primavera Musical transforma a praça central em um palco vibrante de apresentações musicais, com artistas locais e nomes nacionais, atraindo turistas e valorizando a cultura do território. O objetivo, agora, é impulsionar sua visibilidade internacional como vetor de desenvolvimento sustentável e economia criativa”.

Mais um momento no preparo de pratos mineiros,
A região da Serra do Cipó abrange os municípios de Santana do Riacho, Jaboticatubas, Conceição do Mato Dentro, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Baldim, Congonhas do Norte, Nova União e Santa Maria de Itabira. Os grandes atrativos são o Parque Nacional da Serra do Cipó (confirma na reportagem https://revistasagarana.com.br/parque-nacional-da-serra-do-cipo/) e a Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de Minas Gerais, localizada em Conceição do Mato Dentro.
São Thomé das Letras
Consagrado como destino místico da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas, o município de São Thomé das Letras foi reposicionado no cenário turístico nacional e internacional durante a WTM por meio do lançamento de sua nova marca: “São Thomé das Letras – Onde você é o mistério”. O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras.

Uma mesa tipicamente mineira.
Segundo a Secult-MG, o reposicionamento “marca uma nova fase para o turismo local, que conta com mais de 19 mil leitos disponíveis, além de uma oferta crescente de experiências ligadas à espiritualidade, à ancestralidade e à natureza”. O secretário Leônidas explica que “a nova marca traduz com sensibilidade aquilo que São Thomé representa para seus moradores e visitantes: um lugar de energia, introspecção e beleza natural. Convidamos todos a se reencontrarem aqui, onde cada um é parte do mistério que envolve a cidade”.

A talentosa `chef` Valdelícia em ação.
A identidade visual renovada, na definição da Secult-MG, “é inspirada nas texturas das pedras locais, na arte rupestre e nas cores vibrantes do pôr do sol da região. Ela reflete a conexão entre o passado ancestral e as vivências contemporâneas que caracterizam o destino”. No evento no estande, o público assistiu ao novo vídeo institucional de São Thomé das Letras, produzido pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC).
Também merecem registros importantes e muito significativos lançamentos. Um dels, foi o App Inhotim: “o maior museu a céu aberto do mundo na palma da mão, com mapas interativos, roteiros personalizados e informações em tempo real, em português e inglês”. O outro foi o belo livro “Queijo Minas Artesanal: Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, um projeto editorial da mais alta qualidade.

O Spa Minas, uma novidade de grande sucesso.
Spa Minas
Minas Gerais, em uma proposta inédita, montou, durante a WTM 2025, o Spa Minas, estande exclusivo de bem-estar e relaxamento. A proposta foi de posicionar o estado “como referência em turismo de saúde, autocuidado e conexão com a natureza”.
O Spa — que propôs “uma curadoria voltada ao conforto, à sensorialidade e ao estímulo dos sentidos, que traduzem a hospitalidade e o estilo de vida mineiro — foi mais um grande sucesso de Minas na feira, bastava observar as constantes filas no estande.

Um outro instante de movimento no estande.
Monte Verde, distrito de Camanducaia, na região Sul de Minas, apresentou duas técnicas voltadas ao relaxamento facial. A primeira foi a ‘Reflexologia Crânio Facial’, técnica holística que estimula pontos específicos do crânio e rosto com movimentos suaves, promovendo a redução de estresse e ansiedade, alívio de dores de cabeça e tensões faciais e melhora na circulação sanguínea. Já a outra foi a ‘Drenagem Linfática Facial’, técnica delicada para estimular a circulação linfática do rosto e pescoço, contribuindo para redução de rugas e linhas finas, rejuvenescimento e vitalidade da pele.Os procedimentos foram realizados com óleos e cremes naturais (lavanda, amêndoas) e aplicação de aromaterapia com óleos essenciais, em macas ou cadeiras inclináveis.

Os visitantes aguardam na fila para as experências oferecidas no Spa Minas.
O Circuito das Águas apostou, com grande sucesso, nas águas minerais, cafés e reflexologia, “em uma experiência multissensorial, uma vivência de cuidado e prazer”. Os visitantes foram recebidos em poltronas com apoio para os pés, e e ganharam massagens nas mãos e nos pés com gel esfoliante enriquecido com águas minerais e cafés dos municípios da região. A experiência também incluiu aspersão de água termal, que hidrata e purifica a pele; explicações sobre princípios da reflexologia e propriedades dos produtos; degustação de biscoitos de lavanda e degustação das incomparáveis águas minerais da região.

Mais uma imagem do queijo.
Intenso movimento no estande
A Secretaria de Cultura e Turismo já havia antecipado Minas Gerais que chegaria na WTM 2025 “com a força de quem aposta na união entre cultura e turismo para transformar vidas e gerar oportunidades”. Inclusive porque, na análise da Secult-MG, “o estado apresenta um portfólio robusto de experiências, produtos e destinos que refletem seu crescimento acima da média nacional no setor turístico, segundo o IBGE, consolidando-se como um dos principais polos culturais e turísticos do Brasil”.
A proposta, ainda segundo a secretaria, era clara: convidar o mundo a se ‘mineirizar’. “No estande de Minas, os visitantes serão imersos em uma vivência sensorial, com música ao vivo, cozinha mineira ao vivo, manifestações populares, lançamentos de roteiros turísticos, soluções tecnológicas e degustações de produtos da terra”.

Detalhe do preparo caprichoso.
De fato, tudo aconteceu conforme o planejado, é preciso reconhecer e ainda elogiar o ótimo clima que reinou no estande de Minas, em todos os acontecimentos. Os visitantes da WTM, pessoas de todos os cantos do Brasil e de diferentes países, se encantaram com a ‘Cozinha Viva’ e com as ‘chefs’ mineiras como Valdelícia e Ana Gabriela. Elas apresentaram para degustação pratos como porco sem mágoas, polenta de milho branco, ragu de suã e galinhada, devidamente acompanhados pelos ‘Produtos da Terra’ como cafés especiais, doces imperiais e cachaças artesanais. O movimento foi intenso, com grandes filas, e todos esperavam pacientemente para saborear as delícias de Minas Gerais.
O público também se encantou com a apresentação do grupo de chorinho, “Os ingênuos”, do sul de Minas, e com a beleza do Congado de Poços de Caldas, símbolo de um patrimônio imaterial vivo. O estande de Minas Gerais foi talvez o grande destaque desta edição de 2025 da WTM Latin America. Bastava observar o intenso movimento e os deliciosos aromas que invadiam o Expo Center Norte.

O estande visto de um outro ângulo.