A consagração de Minas Gerais na World Travel Market

O belo e criativo estande de Minas Gerais na WTM 2024: intensa movimentação durante a feira.

Um dos grandes atrativos da World Travel Market Latin America (WTM) —realizada em São Paulo de 15 a 17 de abril —, Minas Gerais promoveu com muito sucesso a cozinha mineira, realizou o lançamento de rotas turísticas e anunciou novas estratégias para consagrar de vez o estado como destino cultural e turístico.

Fotos Cezar Félix

Minas Gerais foi um dos grandes destaques da maior feira de turismo da América Latina, a World Travel Market Latin America (WTM), que aconteceu entre os dias 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. O belo estande impressionou os visitantes. De uma cor avermelhada, em tons terrosos — autoria do arquiteto João Uchôa, de Ouro Preto —, a criativa estrutura apresentou a releitura de um fogão à lenha como o símbolo da hospitalidade mineira e que, portanto, foi o centro de todas as atenções.

Vista de um outro ângulo do estande.

A presença mineira na WTM é parte do programa Mais Turistas, uma ação do governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) com o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), além da parceria com o Sebrae Minas e o Centro Universitário UniBH. Também participaram 30 coexpositores mineiros, dentre eles receptivos das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), operadores turísticos e representantes do setor hoteleiro.

O estande foi um dos mais visitados da WTM.

Atração de investimentos e negócios

Na avaliação de Leônidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo, a presença de Minas Gerais em uma feira sul-americana é importante para ratificar que o estado é líder em crescimento no setor turístico, dentre todos os estados brasileiros, uma vez que é o que o que mais cresce acima da média nacional. Tudo isso foi representado no estande. “A base desse crescimento é nossa hospitalidade, nossa cultura: nossas festas tradicionais como o Congado, e o artesanato do Jequitinhonha.

Um estande que registrou intensa movimentação durante os três dias da feira.

Todo esse conjunto cria uma ideia de casa, de pertencimento, de bem-receber, que nós, de Minas Gerais, temos”. Leônidas acrescenta que “quando transportamos para o outro lado, a economia da criatividade, do turismo, nós vemos números muito robustos. Em 2023, por exemplo, cerca de R$ 30 bilhões foram injetados na economia; no Carnaval mais de R$ 4 bilhões e ficamos ainda entre os três Estados com mais turistas estrangeiros”.

Secretário Leônidas de Oliveira: R$ 30 bilhões injetados na economia em 2023.

Paulo Guilherme, gerente de Comunicação da Codemge, destaca a importância de apresentar toda Minas Gerais no evento por meio da história, cultura, belezas naturais e gastronomia. “Promover turismo é promover atração de investimentos, negócios, geração de empregos e, consequentemente, isso movimenta a economia, o Estado cresce, a economia local, a cadeia produtiva. A Codemge é superparceria da Secult e vê no turismo uma oportunidade de fazer cultura e gerar desenvolvimento”.

A ‘chef’ Valdelícia Coimbra em ação na cozinha do fogão à lenha estilizado.

Cozinha Mineira

Não foi por acaso que o fogão à lenha foi o centro das atenções não só do estande mineiro como também da feira WTM. A promoção da gastronomia mineira foi um sucesso. Um grande público degustou pratos preparados pelas ‘chefs’ Valdelícia Coimbra, Prinacotta, Vânia Lina, Tuquinha, Maria da Consolação e Marlene Raimunda — estas duas últimas integrantes do projeto Circuito Gastronômico de Favelas. A presença delas, conforme a Secult, “serviu para ressaltar o papel fundamental das mulheres na cozinha mineira, que sempre se mostrou criativa, inclusiva, diversificada e democrática”.

No dia 16 aconteceu a participação do vice-governador Mateus Simões no projeto Cozinha Viva. “Celebrando os sabores da cozinha mineira contemporânea”, ele preparou um risotto acompanhado de costelinha mineira com molho de goiabada cascão.

Valdelícia e Leônidas: a releitura de um fogão à lenha como o símbolo da hospitalidade mineira.

Parcerias e atrações

No estande foram servidos os premiados cafés mineiros especiais e houve a degustação de queijos artesanais, doces caseiros, cachaças e, é claro, do indispensável pão de queijo. As parcerias ficaram a cargo do Mercado Central, da Pão de Queijaria, do Café Paiol Boutique, de Três Pontas, e do Café Seival, de Baependi. O Sebrae Minas ainda realizou rodada com players do trade turístico internacional, como agências de viagens, operadoras DMOs (Destination Marketing Organization), organizações que fornecem informações aos viajantes. Oito receptivos ofereceram aos participantes produtos e serviços de destinos mineiros.

A exposição “São José – O artesão”, com obras de artistas mineiros que decorou lindamente o estande.

Outras atrações foram a exposição “São José – O artesão”, com obras de artistas mineiros que decorou lindamente o estande; uma apresentação do violinista e compositor Marcus Viana, um bate papo informal entre o jornalista e apresentador Zeca Camargo e o também jornalista e gestor cultural Afonso Borges, que anunciou o calendário dos festivais literários de Araxá, Paracatu e Itabira, realizados pela Associação Cultural Sempre um Papo. Os eventos acontecem de 23 a 27 de junho em Araxá; de 30 de agosto a 1º de setembro em Paracatu; e de 30 de outubro a 1º de novembro em Itabira.

O Congado encantou durante a apresentação do grupo de Poços de Caldas.

“Vamos poder mostrar as nossas riquezas já conhecidas e escondidas para nossos principais polos emissores, São Paulo e Rio de Janeiro”. Assim falou Cristina Galvão, gestora do Circuito Terras Altas da Mantiqueira, quando foi divulgada, na terça-feira (14), uma press trip ao sul de Minas, programada para maio, e com o apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas, uma região privilegiada pela natureza e com atrativos diversificados — turismo religioso, ecoturismo, turismo de aventura e gastronômico. Cristina esteve representando a Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (Amag).

“Mineiridades”: identidade cultural.

Identidade cultural e rotas turísticas

Junto ao fogão à lenha na companhia das chefs mineiras, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, falou sobre feira: “fico feliz em ver que você, Leônidas, conseguiu três façanhas frente à Secult: primeiro, mostrar que nosso centro da discussão em Minas Gerais da cultura e do turismo está sempre na cozinha mineira, braço de nossa identidade cultural; segundo, interiorização, e por mais encantado e apaixonado que eu seja por minha cidade, Belo Horizonte, ou por nossas cidades históricas, nós temos muito mais a mostrar e que estão fora da visão das pessoas; e terceiro, a capacidade de aglutinação, de ter em um mesmo propósito tantos parceiros”.Simões acrescentou que a Codemge “faz muito bem em apoiar uma de nossas áreas de atuação, que é o turismo, porque ainda tem muito espaço para crescimento”.

Vice-governador Mateus Simões: o centro da discussão em Minas Gerais da cultura e do turismo está sempre na cozinha mineira.

A World Travel Market Latin America (WTM) foi palco para Minas Gerais promover quatro rotas turísticas: Cafés do Sul de Minas, Café do Cerrado Mineiro, Rota Cicloturística Bahia-Minas e Caminhos do Geoparque de Uberaba, em parceria com o Sebrae Minas. Foi realizado o lançamento nacional do programa ExportaMinas, da Codemge, e a plataforma Invest Minas Tur, da Agência de Investimentos e Promoção Invest Minas.

Apresentação de Marcus Viana. Foto Leo Bicalho-Secult.

 

 

Comments are closed.

Parceiros do Turismo


Logo Parceiro Cadastur