O Turismo de Inverno de Minas Gerais conta com cinco roteiros — criados pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo — repletos de atrativos culturais, naturais e, principalmente, gastronômicos. A convite da Secult, 40 jornalistas de todas as regiões do Brasil viveram experiências turísticas nas cinco rotas preparadas para este período do ano.
As montanhas de Minas Gerais no inverno atraem turistas do Brasil e do mundo graças às diferentes particularidades de cada região que combinam belezas naturais, patrimônio histórico e as delícias da Cozinha Mineira, além de oferecer várias possibilidades no turismo de aventura e no ecoturismo. Acrescenta-se ainda as experiências únicas da hospitalidade tão presente na cultura dos mineiros e a tranquilidade que pode ser encontrada em recantos paradisíacos. Por isso, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo — com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura —, lançou a campanha Inverno em Minas.
Cinco roteiros
O projeto, como informa a Secretaria de Estado de Cultura em Turismo (Secult), conta com cinco roteiros: Território dos Vinhos, que passa por Três Pontas, Caldas, Andradas e São Gonçalo do Sapucaí; Território Sul de Minas, em Extrema, Gonçalves e Monte Verde; Território Serra da Canastra/Mar de Minas, que explora São João Batista do Glória, São Roque de Minas e Vargem Bonita; Território Espinhaço/Diamantes, em Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Serro e Lapinha da Serra; e, por fim, o Território Estrada Real com Santuário do Caraça, Catas Altas, Santana do Montes e Tiradentes no percurso.
A Secult explica que os roteiros proporcionam vivências únicas pelos tesouros mineiros, como visitas a vinícolas, queijarias, cidades históricas, natureza exuberante e eventos culturais.A campanha turística Inverno em Minas, conforme informa a Secult, coincide com os tradicionais festivais de inverno em diversas localidades, recheados de atividades culturais e educativas, como shows, exposições, oficinas, apresentações teatrais e sessões de cinema.
Cozinha mineira
A Secretaria de Cultura e Turismo salienta que o projeto também promove e valoriza a Cozinha Mineira, patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, com receitas típicas desta estação do ano, como pratos e caldos derivados de milho e mandioca, alimentos reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. Há também o quentão (feito com cachaça), quitandas, pão de queijo e os premiados cafés, azeites e vinhos do estado.
Destaque para o queijo, um dos símbolos da cultura mineira, sempre presente à mesa. A Secult ressalta que o Queijo Minas Artesanal está mais perto de se tornar Patrimônio Mundial da Unesco. “Na última semana, esse e outros tipos do produto foram apresentados em uma ação cultural do Governo de Minas na Embaixada do Brasil em Paris”.
Viagens
A campanha Inverno em Minas e os Circuitos de Inverno, teve início com o convite do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, a 40 jornalistas e formadores de opinião de todas as regiões do Brasil para viverem a experiência nos cinco roteiros preparados para este período do ano.
O primeiro grande evento da campanha foi um jantar de boas-vindas realizado no Palácio da Liberdade, comandado pelo chef Leonardo Paixão, expoente da cozinha mineira contemporânea.No dia 28 de junho, o grupo foi dividido em cinco e seguiu viagem para cada um dos roteiros. A imersão nos Circuitos de Inverno terminou no dia 30 de junho. A reportagem desta Revista Sagarana participou da viagem ao roteiro Serra do Espinhaço e Caminho dos Diamantes, que será pauta de uma reportagem especial.
500 ações em 400 municípios
A Secult explica que objetivo da campanha é posicionar Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país na estação mais fria do ano, tanto pela pluralidade de atrativos e paisagens, que podem agradar qualquer perfil de viajante, quanto pela estrutura e riquezas culturais. A expectativa é que cerca de 500 ações aconteçam em aproximadamente 400 municípios até 22 de setembro, encerramento oficial do inverno.
“Somos competitivos no mercado nacional e internacional neste período do ano”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira. “O Inverno em Minas significa mostrar para o Brasil e para o mundo a potência desse período no estado de Minas Gerais como um todo”, argumenta o secretário.
“De Monte Verde a Tiradentes, passando pela região da Mantiqueira e outras regiões, as cidades estão realmente preparadas para acolher quem quer vir a Minas Gerais”, garante. Leônidas aponta que “abre-se um leque impressionante para que possamos continuar crescendo o dobro da média nacional”.
Conforme informa a Secult, segundo o relatório mais recente do Observatório do Turismo de Minas Gerais — realizado a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — Minas Gerais liderou o crescimento do turismo no Brasil em 2023, quando recebeu mais de 31 milhões de visitantes e, neste ano, segue em primeiro lugar na variação acumulada de abril de 2023 a abril de 2024. No período, o volume das atividades turísticas no estado chegou a 12,5%, 166% acima da média nacional (4,7%).
Programação para a Cozinha Mineira
Junto à campanha Inverno em Minas, a gastronomia ganha protagonismo. Serão realizadas ações do projeto “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”. A Secult informa que em julho, mês em que se comemora o Dia da Gastronomia Mineira, o Prêmio Eduardo Frieiro reconhecerá profissionais e organizações de destaque da cadeia produtiva da culinária mineira. Na segunda quinzena de julho acontecerá um jantar em homenagem à Cozinha Mineira Clássica e Contemporânea.
Ainda segundo a Secult, serão promovidos ‘press trips’ em restaurantes de BH que promovem a cozinha mineira, cozinhas vivas em espaços públicos, rodada de negócios de produtores de vinhos com chefs da capital mineira, workshop de gastronomia, intervenções artísticas, feira de produtores artesanais de diversas regiões de Minas e Circuito Gastronômico da Pampulha.