Grandes desafios na produção de novos conteúdos

Esta é uma edição muito especial da Revista Sagarana — Turismo e Cultura em Minas Gerais: inicia-se a saga das comemorações do ano 20 desta publicação atemporal (e universal, por sempre cantar a aldeia onde está), especializada, segmentada e de distribuição dirigida. Além deste primeiro número do ano de 2017, símbolo dos 20 anos de estrada — tudo começou no já longínquo ano de 1997, com o primeiro número, então experimental —, esta Sagarana também festeja a existência de um imenso conteúdo dedicado a Minas Gerais.

As duas décadas vividas para desbravar as trilhas dessas muitas “Minas de tantos Geraes” possibilitaram a construção de um acervo que se fez rico, sobretudo pela alta qualidade. É muito gratificante olhar a passagem do tempo e vivenciar que tudo o que foi construído até agora tem um amplo respaldo dos leitores, de todos os profissionais que nestas páginas imprimiram as suas marcas — sempre no mais alto nível de dedicação e profissionalismo — e, é claro, é devidamente reconhecido pelo mercado.

Em 20 anos ocorreram muitas transformações, que felizmente nunca se perderam. Dentre tantos movimentos acontecidos, é interessante citar, como exemplo de uma grande mudança, a época em que vivemos a transição da fotografia analógica para a digital. O impacto foi imenso, período de grandes aprendizados, que apresentou enormes desafios — e todos foram vencidos, pois o padrão de qualidade continuou ascendente.

Agora vive-se um tempo de convivência entre a revista impressa e o praticamente infinito universo da web. Por isso, outros gigantescos desafios estão presentes no cotidiano, exigências absolutas da contemporaneidade.

A nova ordem agora para o mundo que gira em torno desta Sagarana é a produção de mais conteúdo, em uma extensão ainda mais ampla. Graças ao impressionante nível de audiência alcançado pelo sítio www.revistasagarana.com.br e ao retorno ainda mais impressionante proporcionado pelas redes sociais.

Sendo assim, muito além do constante aprimoramento desta Revista Sagarana — o que já pode ser visto ao longo das próximas páginas —, o trabalho de criar e produzir conteúdo (sempre com o mais alto padrão de qualidade, nunca é demais insistir) se volta para o Brasil — nas edições “Sagarana Brasil afora” — e para o mundo — nas edições “Sagarana volta ao mundo”. Já no início do segundo semestre, incríveis reportagens (de fantásticos destinos brasileiros e europeus), com as mais belas imagens, estarão publicadas no sítio www.revistasagarana.com.br.

Para completar o mosaico de atrações da revistasagarana.com.br, vem aí o mais completo “Guia de Hospedagem de Minas Gerais” — informações completas e muitas fotos sobre os melhores e mais interessantes hotéis, hotéis-fazendas e pousadas do estado.

Todavia, a ambição que nos move a sempre produzir mais e melhor, além de continuar investindo na fé e no talento, faz com que venha aí o volume 3 da série de livros de luxo “Minas de tantos Geraes” e o “Guia Sagarana de Minas Gerais” — com informações de atrativos turísticos de 68 municípios (incluindo Belo Horizonte e as cidades históricas) e de unidades de conservação, como parques estaduais e nacionais.

Após 20 anos, esta é a nossa saga: seguir em frente, aceitando os desafios, fazendo e acontecendo.